A última etapa da Fórmula 1, foi realizada em Silverstone, que é conhecido como o berço da categoria ou pedra prateada, para os mais íntimos. Vamos relembrar a primeira corrida da história da categoria, no fatídico 13 de maio de 1950.
Naquele sábado, 74 anos atrás, para um público de mais de 200 mil pessoas, incluindo a família real britânica, com os reis George VI e Elizabeth, além das princesas, Elizabeth e Margareth marcando presença, foi dada a largada, pela primeira vez, à uma corrida do mundial de Fórmula 1. O circuito de Silverstone era, anteriormente, um aeroporto, utilizado como base militar durante a Segunda Guerra Mundial, e foi adaptado, com curvas mais simples e rápidas, para receber as 70 voltas num percurso com quase 5 quilômetros de extensão.
Chegaram à Inglaterra 22 pilotos, de diversas equipes, como Alfa Romeo, Talbot Lago, Maserati, Ferrari (que não participou da corrida). Os carros das equipes eram todos do período anterior à Segunda Guerra, visto que os países ainda estavam tentando se recuperar das enormes e desastrosas consequências que o conflito deixou. Então, a Alfa Romeo, que já era uma expoente antes da guerra, com os mesmos carros, continuou sua ampla dominância durante todo o fim de semana, colocando seus 4 pilotos nas primeiras posições do grid.
Dominada do início ao fim pelas Alfa Romeo, sobretudo por Giuseppe Farina, a corrida de Silverstone foi vencida por ele, com direito à volta mais rápida, seguido por seus companheiros Luigi Fagioli e Reg Parnell, esse último, quase 1 minuto atrás do vencedor. Curiosidade é que, os pilotos do pódio foram os únicos a completarem todas as voltas programadas, contrariando, assim, as pessoas que dizem que “A F1 de antigamente era muito mais competitiva sempre.”
Depois dessas 70 voltas iniciais, a F1 segue uma história de 74 anos, passando por muitas eras, muitas vitórias, derrotas, avanços e muitas coisas que nem imaginamos que irão acontecer. E foi no berço da Fórmula 1 que Lewis Hamilton voltou a vencer, após 945 dias. Obrigado por ler até aqui e te vejo numa próxima.
Comments