top of page
  • Foto do escritorMiguel Ferreira

Os únicos foram os primeiros

Estamos em mais uma race week! Mônaco é a etapa da vez. Além disso, hoje é o aniversário deste que vos escreve. E a melhor maneira de comemorar mais um ano de vida é falando de Fórmula 1! Aproveitando isso, vamos relembrar um dos momentos mais icônicos da categoria. A etapa de 1996 ficou conhecida por, até hoje, ser a corrida com o maior número de abandonos. Dos 22 carros que largaram, apenas 3 cruzaram a linha de chegada.

 

Já sabemos que o circuito de Mônaco é um dos mais difíceis do calendário, ou até mesmo o mais desafiador. Curvas estreitas e fechadas, muros muito próximos e quase nenhuma área segura para realização de ultrapassagens. E para apimentar mais ainda as condições daquele final de semana, a presença dela: a chuva. A pista molhada dificultava o que já estava complicado.


O pole position, Michael Schumacher, não duraria muito na corrida, sendo superado rapidamente por Damon Hill na largada e batendo posteriormente. Antes do final da quinta volta, outros 6 pilotos haviam abandonado a prova.

Enquanto isso, um tal de Olivier Panis, um francês que pilotava uma Ligier, depois de largar num modesto 14º lugar, havia ganhado 4 posições na volta 10. Entre as voltas 30 e 40, Panis já aparecia na quarta posição, enquanto Damon Hill e mais 4 pilotos se retiravam da corrida.

Após a volta 60, Panis assumia a liderança, com muita cautela, administrando o máximo que podia. Mais 2 acidentes resultaram no abandono de outros 5 pilotos. A corrida foi, finalmente, finalizada, antes da conclusão das 78 voltas, uma vez que o limite de duas horas de prova havia sido ultrapassado. Olivier Panis cruzou a linha na primeira posição, pela única vez em sua carreira, seguido de David Coulthard e Johnny Herbert.


Certamente, essa corrida ficará para sempre marcada na história. Vamos esperar pela corrida de domingo, e talvez tenhamos muitas surpresas. Obrigado por ler e compartilhar esse presente de aniversário comigo. Até a próxima!


1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


phcortez0306
May 22

Parabéns pelo aniversário e pela matéria! Mt top

Like

Mais notícias

bottom of page