top of page
  • Foto do escritorMiguel Ferreira

Jochen Rindt: o único campeão póstumo da Fórmula 1


A Fórmula 1 já teve diversos campeões. Alguns já faleceram, outros seguem vivos e outros ainda estão nas pistas. Mas, você sabia que um piloto austríaco, radicado na Alemanha, é o único na história da categoria a vencer um campeonato mesmo depois de falecido? Karl Jochen Rindt é o nome dele. Vamos conhecer um pouco dessa história, no mínimo, bizarra.



A temporada de 1970 para Jochen, que pilotava pela Lotus - ao lado do brasileiro Emerson Fittipaldi - estava sendo FENOMENAL, tendo conquistado 5 vitórias: Mônaco, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha, essas 4 últimas, consecutivamente.


O fatídico e trágico evento ocorreu durante o Grande Prêmio da Itália, no templo veloz de Monza, no dia 05 de setembro de 1970. Rindt e Emerson lutavam com a Lotus naquele circuito, uma vez que o carro não tinha o aerofólio traseiro, e isso, consequentemente, ocasionou uma sobrecarga nos freios. Em uma das voltas, porém, ao apontar para fazer a icônica curva Parabólica, um dos freios dianteiros de Jochen não funcionou, levando-o direto para o muro, num choque estrondoso e que se revelou, horas depois, fatal.


Porém, chegamos ao PLOT TWIST de toda essa história. o GP de Monza era o 10º das 13 etapas previstas para o ano de 1970. Além disso, na corrida de Áustria, a última antes de sua morte, Rindt abandonou e não pontuou. Mesmo sem pontuar em 5 corridas, da 9ª à 13ª etapas, Jochen Rindt se sagrou campeão mundial, com uma diferença de 5 pontos para o segundo colocado, o belga Jacky Ickx. Seu início de temporada avassalador, com 5 vitórias, possibilitou uma margem de pontos que se tornou inalcançável para o restante do grid. 

 

Após o fim oficial do campeonato, na cerimônia de premiação, a esposa de Jochen, Nina Rindt, recebeu seu troféu de “Post Mortem”. Assim, seu marido foi consagrado o único piloto da história da Fórmula 1 a vencer um mundial depois de falecido.


Chegamos ao fim de mais uma curiosidade da F1. O que achou? Deixa aqui um comentário para eu saber. Até a próxima e um grande abraço!

1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


phcortez0306
Apr 17

Que loucura! Muito top

Like

Mais notícias

bottom of page