Você, com toda certeza, conhece um ou mais campeões mundiais da Fórmula 1, que foram de diversas equipes. Porém, e se eu te contar que apenas um piloto na história da categoria, foi capaz de vencer um campeonato de F1 com um carro que ele mesmo construiu? Pois é, Jonh Arthur Brabham, ou simplesmente Jack Brabham, é o primeiro e único a realizar tal façanha.
Jack foi o primeiro piloto de F1 da história da Austrália. Estreou em 1955, no GP da Grã-Bretanha, pilotando pela Cooper, com a qual conquistou dois títulos mundiais de pilotos em 1959 e 1960, e estabeleceu um importante capítulo em sua história.
Em 1961, em sociedade com o também australiano e amigo, o engenheiro Ron Tauranac, foi fundada a Motor Racing Developments, que também focava no desenvolvimento de bólido de fórmula juniores. Entretanto, em 1962, a mudança no regulamento e as limitações de motor impostas pela FIA, ocasionou num começo um pouco frustrante para Jack, a Brabham e o BT3 - seu primeiro carro de F1 - fechando a temporada com 6 pontos, na penúltima colocação dos construtores.
Já no ano seguinte, com a contratação de Dan Gurney para ser companheiro de Jack, a equipe fez 30 pontos no total, terminando o campeonato na 3 a posição, a frente de equipes como a própria Cooper.
Com o crescimento mais do que estabelecido e a volta dos motores de 3000cc, em 1966, o inédito ocorreu: Jack Brabham, a bordo de sua Brabham, consagra-se campeão de pilotos. Não satisfeito, também conquista os títulos de construtores, vencendo 4 corridas das 9 daquele ano. Um feito que (provavelmente) nunca se repetirá.
Jack se aposenta das pistas em 1970, depois de uma carreira brilhante, cheia de reviravoltas e muitas realizações marcantes. Faleceu em 2014, aos 88 anos, mas certamente deixou um legado fenomenal e que dá muito orgulho ao seu país.
Interessantíssimo!👏
Que história incrível! 🏁❤️
Nossa! A capacidade dele era impressionante!
Adoro saber as curiosidades e aprender coisas diferentes sobre esse mundo tão novo para mim! 🏁❤️