No último GP que tivemos, em Miami, fomos agraciados com a surpreendente, aguardada e alegre primeira vitória de Lando Norris (fim do domínio da Red Bull? Brincadeira). Porém, diferente do triunfo do jovem britânico, que demorou 5 anos para acontecer, vamos conhecer os 5 pilotos que mais correram na categoria e nunca conseguiram vencer uma corrida. Um recorde indesejado né?
5º: Kevin Magnussen-169 GPs (Ativo)
Começamos a lista com um piloto que corre atualmente na F1. Magnussen, piloto da Haas, estreou no GP da Austrália de 2014, pela McLaren, corrida em que conquistou seu primeiro, e único, pódio, num incrível 2º lugar, resultado estrondoso para um estreante. Entretanto, apesar de um começo de carreira forte, com o passar dos anos, K-Mag foi “caindo de nível”, sem conseguir pilotar carros bons o bastante para vencer. Hoje, luta para sobreviver numa das equipes mais fracas do grid. São 169 corridas sem vencer, e contando.
4º: Romain Grosjean-181 GPs (Inativo)
Romain Grosjean estreou no meio da temporada de 2009, pela Renault, substituindo o brasileiro Nelsinho Piquet. O franco-suíço também passou pela Haas, contratado em 2015 para guiar pelo time dos Estados Unidos. (Quase uma maldição hein?) Encerrou sua passagem, sem muito brilho, na Fórmula 1 em 2020, após sobreviver a um acidente terrível no GP do Bahrein, saindo de seu carro pegando fogo. No total, foram 179 corridas sem alcançar o lugar mais alto do pódio.
3º: Nick Heidfeld-186 GPs (Inativo)
Nick Heidfeld estreou na Fórmula 1 no GP da Austrália de 2000, pela equipe Gauloises Prost Peugeot, mas teve uma estreia sem qualquer brilho ou destaque. Posteriormente, passou por mais 5 equipes, Sauber, Jordan, Williams, BMW Sauber e, por fim, a Lotus, no ano de 2011. Em 183 corridas, sua melhor colocação de corrida foi a 2ª posição, conquistada 8 vezes.
2º: Andrea de Cesaris- 213 GPs (Morto)
O, até então, intocável primeiro colocado dessa lista, Andrea De Cesaris, acaba de cair para a segunda posição. O italiano estreou na F1 no GP do Canadá de 1980 e passou por incríveis 10 equipes durante seus 14 anos como piloto de Fórmula 1: Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Jordan, Tyrrell e Sauber. Andrea faleceu em 2014, após um acidente de carro, aos 55 anos. Foram mais de 200 corridas disputadas, com a 2ª posição sendo sua melhor posição de corrida.
1º: Nico Hülkenberg- 214 GPs (Ativo)
E o primeiro colocado deste hall do desprestígio é Nico Hülkenberg, piloto que está em atividade na F1, pilotando pela Haas (sim, é alguma maldição). O alemão estreou no GP do Bahrein de 2010, pela Williams. Passou por 6 equipes até chegar à Haas, na qual permanecerá até o final de 2024, já que assinou um contrato multianual com a Audi, que entrará na F1 em 2026. Em 2025, portanto, correrá pela Sauber. São 214 corridas disputadas até Miami, numa contagem que não deve terminar tão cedo…
Comments