Verstappen vence mais uma corrida e fecha a temporada de 2023 com dominância
No domingo passado (26), aconteceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que ocorre anualmente no Circuito de Yas Marina, desde 2009. O autódromo se localiza na Ilha de Yas, próximo à capital dos Emirados Árabes Unidos. A edição foi a última etapa oficial da temporada de 2023 de Fórmula 1 e encerrou a programação da modalidade por este ano.
Mais uma na conta do Holandês
O GP de Abu Dhabi ficou marcado pelo nome do vencedor do título do Campeonato Mundial de Pilotos, que pela 3ª vez consecutivamente foi Max Verstappen. Com a vitória, o piloto quebrou mais um recorde inédito, ao receber o posto de maior vencedor de corridas em uma única temporada, garantindo 19 vitórias durante a campanha de 2023.
Além disso, se tornou o 3º maior vencedor da história da F1 (54), ficando atrás somente de Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103).
Clima quente na tabela do Mundial de Construtores
A etapa árabe foi marcada por grandes emoções para os apaixonados por automobilismo, visto que, estava também valendo a 2ª classificação no Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1 2023, travando uma árdua competição entre as equipes da Ferrari (406) e Mercedes (409), esta que levou a melhor na diferença de 3 pontos. Entretanto, a equipe da Red Bull Racing foi a campeã no Mundial de Construtores, somando 860 pontos isoladamente no topo da classificação.
A estratégia falha de Charles Leclerc
Após incidente envolvendo uma batida no carro da Mc Laren, de Lando Norris, Sérgio Perez foi penalizado pela FIA com 5 segundos. O acontecimento deu abertura para que o monegasco Charles Leclerc presenteasse um vácuo na passagem para Perez garantir a 3ª posição na tabela do Grande Prêmio e impedir que George Russel garantisse o pódio, e consequentemente, sua 2ª colocação no Campeonato de Construtores. No entanto, o mercedista conseguiu assegurar o posicionamento para a equipe alemã. Caso o plano tivesse sido executado com sucesso e Sergio conseguisse abrir vantagem contra Russell, a Ferrari venceria por 1 ponto a Mercedes nos construtores.
Yuki Tsunoda como piloto do dia
Embora o japonês da AlphaTauri tivesse liderado a corrida por algumas voltas, sua posição final foi P8. Entretanto, o atleta demonstrou maestria em pista e mostrou que não à toa foi nomeado piloto do dia. Tsunoda realizou uma ótima perfomance nas pistas da Ilha de Yas, quebrando recordes importantes em sua carreira, como primeiro piloto do Japão a liderar uma prova em 19 anos, desde Takuma Sato no GP da Europa em 2004. Além disso, se consagrou o piloto de seu país com mais voltas lideradas.
Comments