top of page
Foto do escritorAutomobilize-se

Ação ambiental na Stock Car: óleo lubrificante usado pelas equipes terá destino sustentável


Stock Car chega ao Rio Grande do Sul com ação ambiental

Com 2.153km de extensão e um total de 9 curvas, o autódromo Velopark será palco da 8ª etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series. No final de semana de 16 a 17 de setembro a competição desembarca na cidade de Nova Santa Rita (RS), o óleo lubrificante usado por todas as equipes será coletado e posteriormente reinserido na cadeia produtiva, de forma ética e sustentável.


A Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta nesta e em todas as etapas da temporada. O resíduo gerado ao longo do campeonato passará pelo processo de rerrefino, retornando ao mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria prima que após a aditivação voltará a ser óleo lubrificante. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.


Conhecido como OLUC, o óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e indústrias, devendo ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para ter uma ideia do impacto causado pelo descarte incorreto, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da Cetesb.


“ É muito importante para nós ver os resultados positivos de nossas ações dentro de cada etapa, afinal, garantimos que o óleo lubrificante usado seja gerenciado de forma segura e responsável até o destino correto. Agora no Rio Grande do Sul, continuamos com esse propósito e esperamos deixar o nosso legado de sustentabilidade.” explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.


Para a coleta do óleo gerado pelos carros dos participantes, tanto nos treinos quanto nas provas, serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes. Ao final do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico até a matriz da Lwart em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Por conta da iniciativa, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos que atestam a conformidade com as normas ambientais.


Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta da Lwart permite o aproveitamento de praticamente 100% do OLUC que entra no processo industrial e a transformação desse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.

O óleo básico, por sua vez, é destinado aos principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. O óleo então volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, criando um ciclo sustentável e infinito.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Mais notícias

bottom of page